quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Da importância de mudar o olhar e o foco

Tenho pensado como é estranho mudar o olhar e procurar os diversos ângulos das situações. Como perdemos tempo e energia olhando apenas para as coisas desagradáveis da vida, numa insistência quase doentia de achar que o mundo gira ao nosso redor. E não que somos nós que giramos ao redor de algo infinitamente maior. Ouvi certa vez que se acontece quatro coisas boas na nossa vida e apenas uma ruim, onde focamos nosso olhar? Justamente naquilo que não deu certo. Sofremos no coração, desprendemos energia vital e nosso corpo adoece.

Isso sem contar que sequer nos permitimos relativizar sobre o conceito do que é dar certo ou dar errado. Dar certo aos olhos de quem? O que deu mesmo errado? Por que algo não saiu do jeito que desejávamos ou planejamos deu errado mesmo? Ou nos equivocamos no nosso processo de feitura do algo escolhido? Enfim...

Penso que precisamos trocar as lentes e exercitar olhar a vida com outros olhos, por outros prismas. Acredito que iremos nos surpreender e perceber o quanto de belo e prazeroso deixamos de ver e sentir só porque estávamos nos negando a olhar verdadeiramente a vida. Nesse sentido proponho um exercício simples que também começarei. Durante o dia vá escrevendo num papel cinco coisas boas que aconteceram. Apenas as coisas boas, que trouxeram alegria, satisfação, prazer e bem estar. Ao final de cada dia leia e perceba como se sente. Depois avalie o seu estado de espírito relembrando todos os acontecimento, inclusive aqueles que você considere ruins e responda: como foi o meu dia? Como ele está findando? Qual o sentimento.

Acredito que todos nós vamos ter uma surpresa prá lá de prazerosa e feliz. Afinal, é importante acreditar que “coisas boas acontecem a pessoas boas” e todos nós somos pessoas prá lá de maravilhosas....

olhar da transformação daqui

6 comentários:

  1. confesso que não dificuldade de olhar as belezas da vida, mas tenho muita resistência a olhar o mesmo fato de maneiras distintas. às vezes me pego agarrada a conceitos antigos e superados. fazendo velhas perguntas, quando já tenho novas respostas.
    obrigada, amiga, mais uma vez por "resolver a minha vida" hoje, a me ajudar a olhar para as soluções disponíveis. por me fazer voltar o olhar para as respostas.
    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Amei sua reflexão!! Já experimentei como o corpo adoece quando nos sentimos abatidos, e isso é fruto apenas de nossa forma de observar e sentir os acontecimentos ao nosso redor. Vou aderir ao execício proposto, adorei a dica!!!!. "Coisas boas acontecem a pessoas boas"!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nádya, estive fora uns tempos e agora estou de volta. Espero que tudo esteja bem melhor pra você. Grata pela visita e beijos.

      Excluir
  3. Eu só discordo de uma coisa: "só porque estávamos nos negando a olhar verdadeiramente a vida". Não se trata apenas de uma posição contrária, mas envolve sentimentos mais profundos e muitas vezes incapacidade de mudar, porque neste momento só é isso que se consegue, em função das condições emocionais, infelizmente não é tão simples assim. Às vezes é mister uma ajuda profissional, mas é sempre possível mudar, desde que se deseje.
    Bem reflexivo o seu texto e muito vasto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Também concordo com suas obsrvações, especialmente quanto a ajuda profissional. Que bom que podemos dispor dessa ajuda, não é mesmo? Grata pela visita e vamos nos falando. Cheiros

      Excluir
  4. Adorei os comentários, especialmente porque deixa claro o quanto nós estamos nos disponibilizando para as coisas que nos fazem bem... sigamos na certeza de dias melhores!!!!

    ResponderExcluir