quinta-feira, 28 de julho de 2011

Licença médica ou sobre o tempo que o Universo nos obriga a repensar a vida...

Olá a tod@s!
Estou de licença médica. Nos últimos três anos esta foi a segunda, que ocorreram pelo mesmo motivo (problemas de faringite e amigdalite e, segundo a minha médica, o diagnóstico é que estou engolindo muitos sapos! Acho que ela está certa... mas eles não são eterno...)

Da primeira vez ou sempre que algum motivo de (perda de) saúde, fim de semana, feriado prolongado me distanciavam do trabalho eu enlouquecia. Não largava o celular, nem o notebook, pirava se a internet caia ou ficava lenta, num ritmo quase igual ao do dia-a-dia, na insistência de não "desligar". Ufa!!!! Só de lembrar eu perco o fôlego. Vamos lá, respiraaaaaarrrrrrrr... hhhhhuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmm!

Num primeiro momento eu fiquei preocupada e apreensiva, pois parar tem sido raro na minha vida nos últimos três anos. Eu só tenho feito trabalhar, trabalhar e trabalhar. Fico meio sem norte, sem saber o que fazer, especialmente por estar longe da família e, sinceramente ainda não estou acostumada com esta terra de todos os santos. Apesar de todo o fascínio que ela me dá, muito me estranha também... e nesse estranhamento eu me recuo...

Mas dessa vez está sendo diferente... muito diferente! Tô fazendo o esforço inverso: me alimentando melhor, respirando com mais calma e descansando. Abro o e-mail institucional e o pessoal no máximo duas vezes ao dia (antes eles ficavam abertos direto), não li nada que lembrasse o trabalho, não liguei... nada. Tô apenas curtindo o momento. kkkkkkkkk Parece até uma aberração não, é? Alguém curtir uma licença médica. Pois é, eu estou. Aliás, esta está sendo literalmente uma licença para médic@s. Aproveitei o tempo e estou fazendo uma atualizada médica: fono, exames, dentistas enfim, quase tudo que o tempo tá dando, mas com calma, sem estresse, nem aperreio. Tô realmente me cuidando. Tô precisando (afinal, como eu mesma digo: se eu não cuidar de mim, quem vai cuidar?).

Também aproveitei para procurar uma atividade física, pois há tempos meu corpo pede. Mas é impressionante como o corpo está mal acostumado a esse ritmo frenético. Apesar de ter parado um pouco e dos cuidados dos últimos dias, meu corpo doe (doe e muito!). Tadinho dele, todo ressentido e teso por tanto estresse, noites mal dormidas (com direito a pesadelos e tudo, aff!), aperreios e etc, etc, etc.... tô apelando para os chás relaxantes antes de dormir e amanhã acredito que vai melhorar, depois da aula de Yoga que experimentarei num espaço aqui perto da minha casa e onde farei o pilates. Em breve este corpitcho vai estar lindo e esticado, todo nos conformes kkkkk)

Voltando..... Eu estou adorando como tudo isso está se dando. Tudo fluindo de uma forma quase mágica. Como é bom quando as coisas acontecem assim, sinto como que estivesse fazendo o que deveria fazer, da maneira e com as pessoas adequadas. Sinto-me mais segura e, num período marcado por tantas dúvidas e incertezas, este momento chega a ocupar um lugar muito precioso para mim.

Talvez por isso esteja sendo tão bom e proveitoso essa parada obrigada. Porque antes eu não me permitia, como estava numa posição de coordenação eu tinha que estar sempre à disposição, antenada com tudo. E agora não, as posições mudaram e eu agora estou num patamar que tem se apresentado melhor, com menos responsabilidade, menos cobrança e menos necessidade de estar à frente porque por um lado é bom e desafiador, mas por outro, é exigente demais conosco e com quem está conosco. E assim, eu também posso agora respirar com mais calma, correr num ritmo mais lento, estar inteira com as pessoas que eu tenho escolhido estar e olhar a paisagem com mais calma, sem pressa, sem outras coisas na cabeça que me impediam de ver o colorido. São esses prazeres que eu estou (re)descobrindo agora.

Isso tudo com "... a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo..."

Acho que agora eu aprendi o que o Universo se esforçou em me dizer e eu teimei em não escutá-lo...



imagem mulher em contemplação daqui

4 comentários:

  1. o corpo fala, amiga.
    minha terapeuta sempre dizia que se a gente para pelo amor (próprio), para pela dor (doenças, acidentes, etc.)... também estou precisando parar, não de trabalhar, mas de matutar tanto sobre tanta coisa...
    beijoca

    ResponderExcluir
  2. É mulher, se vc conseguir a fórmula de parar de matutar, socializa.....

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Ótima reflexão!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. E eu preciso congelar meu celebro. Me odeio por tudo..

    ResponderExcluir