quarta-feira, 20 de julho de 2011

Notícias da TV

Chego em casa, depois de um dia de (muito!) trabalho, jurando que vou dar aquela relaxada e dormir o sono d@s just@s... que nada!!! Puro engano!!!

Simplesmente porque tive a infeliz idéia de ligar a televisão e assistir o telejornal. Pra quê? Perdi meu sono e minha tranquilidade, item esse quase sempre em falta no meu dia-a-dia e que estou correndo atrás feito louca...

Mas voltando!

A proposta era chegar em casa, tomar um banho, jantarzinho básico e bem leve para a noite (sem aqueles mimos que só mãe sabe fazer... ai que saudades da sopa de mainha.....). Até aí tudo bem. Banho, jantar e depois... jogo-me na cama e invento de assistir tv (prá 'pegar o sono', como diria um irmão meu, quando pequeno) e me deparo com notícias de crimes. Uma, duas, três notícias seguidas... e me pergunto: gente o que é isso??? "O mundo está ao contrário e ninguém reparou????!!!!" Será que só tem isso pra se falar??? Que saco!!!

Como vocês sabem sou jornalista e minha batalha é pelo direito à comunicação e informação. Sou militante da área, defensora dos direitos humanos, respiro essas questões... mas daí a ter que engolir essas informações do café da manhã ao fim do dia é demais para o meu estômago. Aliás para o de qualquer pessoa.

E por favor, não me venham com essa de "o controle remoto é o instrumento de sua decisão" ou "você tem o poder de escolha, basta mudar de canal". Seria muito bom se fosse assim, ou seja, de que nós, seres humanos, que assistimos tv, tivéssemos mesmo essa liberdade. Mas a realidade é que não é nada assim. Somos prisioneiros do que os 'donos' das tvs querem que nós assistamos. São eles quem decidem, como sempre decidiram, o que nós devemos ver, saber e reproduzir, numa tentativa de criar, ao longo do tempo, uma sociedade de pensamento homogeneizado, contrariando a característica da pluralidade e diversidade da raça humana. Triste e cruel reducionismo. E triste daquele que pensar diferente, "é da esquerda!", gritam imediatamente.

E essa hipótese da liberdade do controle remoto é uma desculpa pra fazer com que a gente acredite que temos mesmo essa 'liberdade'. Mas também não é assim. Nós participamos das decisões da programação? As decisões sobre a condução dos programas televisivos são discutidas conosco? Vocês se reconheçem em algum personagem? Eu respondo NÃO para todas essas questões, infelizmente.

E digo infelizmente porque é meu dinheiro, seu dinheiro que alimenta tudo que vemos e ouvimos. Há um 'esquecimento' básico nessa história: a de que a tv e o rádio são concessões públicas, ou seja, o Estado concede a um ente privado o direito de, neste caso, comunicar. Mas existem alguns critérios que precisam ser cumpridos, entre eles um percentual pequeno de programação regional (que nunca é cumprido, a exemplo de outros).

Pena que não criamos o hábito de dicutir isso e nos obrigamos a assistir tudo o que os outros querem/obrigam, né?

Mas isso é papo que rende muitos blogs, vamos conversando....
E viva a liberdade de expressão!!!!!

imagem prá lá de criativa daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário