Oi gente!!
Esta semana recebi um desafio, por meio minha amiga blogueria Mari, do viciados em colo, que falou sobre a campanha da Unicef pelo fim do racismo. Achei maravilhoso e visitando o site da campanha da Unicef #InfânciaSemRacismo vibrei com as diversas possibilidades de contribuição que a sociedade pode dar.
A campanha, inclusive, traz um desafio bem bacana que é o de socializar sobre as ações, projetos, sugestões sobre como enfrentar esse problema, bem como denunciar casos de abuso e discriminação.
Por meio dessa minha amiga Mari e seu blog, que fala sobre maternidade, tema que também muito me interessa, tenho conhecido um novo universo virtual. Assim, conheci o blog desabafo de mãe que traz um olhar muito bacana sobre nosso comportamento enquanto seres formadores de outros seres. Aqui no euquerocrerque também vamos participar da proposta que a Ceila Santos propõe à #blogosferamaterna. O lance é contar nossas histórias de Infância Sem Racismo nos nossos blogs de mães. Este não é necessariamente um blog de mães, mas muitas lêem e passam por aqui. Além do quê o tema a #infânciasemracismo é um tema que mexe com todas as pessoas.
Por hora vou apenas divulgar o vídeo apresentado pelo Lázaro Ramos (gatésimo!!!!). O vídeo está super bem elaborado, com um texto belíssimo, mas que traz no seu bojo a crueldade do impacto do racismo nas nossas crianças. E já nos ajuda a questionar que país estamos construindo.
Acessem, leiam, divuguem e participem dessa campanha.
video daqui
Eu acho que o racismo não deveria existir, porque as pessoas deveriam ser tolerantes, independentemente das cores e da raça.
ResponderExcluirSomos todos seres humanos! Deveríamos ter todos os mesmos direitos. Mas, para isso todos temos de trabalhar para o mesmo. A começar na educação! Muitas vezes, existe racismo entre as próprias raças. Saber ser tolerante com os outros é muito importante .
Uma vez ouvi uma frase muito interessante que se refere ao preconceito não só ao negro.
"Negro também pode ser corrupto, não pode? Tem que ser branco sempre?
E as vzs focamos muito só no racismo para com o negro.E não e por aí .
Parabéns mais uma vez !!!
Essa Campanha e muito interessante ,gostei mesmO.
Muito massa essa campanha que a UNICEF lançou por uma infância sem racismo.
ResponderExcluirEra o que precisavamos para ter consciência e acoradar para a realidade .
Parabens pela iniciativa de compartilhar isso
conosco que acompanhamos seu blog.
Bjos !!
Obs:Ficamso no aguardo de mais postagem .
Penso que, na verdade, é uma pena que tenhamos que ter uma campanha para tratar desse tema (ou mesmo tantos outros, como o fim da violência contra a mulher, idosos etc) porque significa que não estamos reconhecendo @ outr@ na sua dimensão de ser humano. Onde a cor, raça/etnia, gênero ainda determine o tratamento e o olhar.
ResponderExcluirMas já que ainda não estamos com esse grau de desenvolvimento ( e eu acredito que um dia chegaremos lá) faz-se necessário mesmo que tenhamos esses instrumentos de alerta que nos impulsione a olhar para o espelho da nossa alma e descobrir onde guardamos nosso preconceito. E assim, juntos, partilhando dessa energia de respeito e equidade, consigamos extirpá-lo de nossas vidas, corpos, mentes e corações.
Fico muito feliz que vocês tenham gostado e se manifestado. Isso é também muito importante. Dar voz aos nossos pensamentos, compartilhar, trocar...
Xeros e vamos nos reencontrando.
Realmente a miscigenação é a maior prova de que todos somos iguais. O que todos se esquecem é que, na verdade, raça mesmo é só uma: a humana
ResponderExcluirParabéns!!