sexta-feira, 18 de março de 2011

A cura que vem do passado

Uma opção de tratamento das disfunções sexuais masculinas e femininas é a Terapia Regressiva a Vivências Passadas (T.R.V.P.). Consiste num recurso psicoterápico que se utiliza da regressão de memória. O paciente é levado a vivenciar fatos traumáticos não resolvidos, reprimidos no inconsciente, que estão causando os problemas e sintomas. Esses traumas são aflorados ao consciente, com liberação de grande conteúdo emocional. É essa liberação que leva a resolução do problema.

O tratamento consiste primeiramente em se perceber a dificuldade, através de uma avaliação minuciosa dos aspectos bio-psico-sociais do paciente. Ele entra em contato com o seu inconsciente e vivencia os fatos e emoções traumáticos. É nesse momento que ocorre a catarse - liberação das emoções traumáticas e negativas - e o insight - compreensão da situação de trauma e paralelo com o problema.

A etapa seguinte é a de redecisão e desprogramação dos fatos traumáticos com o envio de mensagens positivas.  Assim, o paciente é liberado de todas as emoções negativas e lembranças vivenciadas que provocaram o trauma. Esse tipo de terapia também é indicado para outros problemas de ordem não-sexual. Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Silvana Melo, que realiza esse tipo de trabalho, e tem um serviço que tira dúvidas pelo telefone, o resultado é excelente. “Qualquer disfunção tem origem num trauma que pode ser em nível superficial ou mais profundo. É através da Regressão de Memória que ele tem a possibilidade de voltar emocionalmente ao momento do trauma, colocar para fora a emoção que está ali retida, provocando sintomas”.


Fonte: Projeto Experimental de conclusão do curso de Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco, 1997, da jornalista Rosely Arantes.

Óleo sobre tela de Delphin Enjoiras (1857 – 1945) daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário